top of page

CUMBUCO

A praia de Cumbuco conta com excelente localização no Nordeste Brasileiro, especificamente na Costa Oeste do Ceará, inserida na região metropolitana de Fortaleza, distante aproximadamente apenas 30 km. do centro da Capital cearense. O acesso é feito através das rodovias BR-020, BR-222, 4º Anel Viário e CE 090. Sua posição privilegiada é muito procurada por esportistas do mundo todo, já que os melhores ventos passam por essa região. Windsurf e kitesurf são os mais praticados.

Agasalhada por dunas branquíssimas e emoldurada por verdejante coqueiral, Cumbuco é um destino fascinante para quem busca contato com a natureza, descanso, lazer tranqüilo e, ao mesmo tempo, esportes cheios de aventura nas dunas ou nos verdes mares que banham a vila de pescadores e mais cinco quilômetros de orla.

Na praia do Cumbuco não faltam opções de passeios e o turista ainda desfruta de boas opções de hospedagem, gastronomia que agrada até os paladares mais exigentes e da companhia de nativos acolhedores. Por tudo isto, a praia transformou-se em rota obrigatória para quem visita o Ceará em qualquer período do ano. É bem verdade que Cumbuco cresceu com a chegada do turismo de massa. Contudo, mantém ares de antiga vila de pescadores. O passeio à praia, tão próxima à capital cearense e de fácil acesso, é certeza de vivenciar momentos inesquecíveis em meio ao cenário paradisíaco, onde o sol brilha quase o ano todo e a noite de céu estrelado convida ao romance.

O melhor é desbravar as dunas em passeios de buggy, utilizando veículos de bugueiros cadastrados nas duas associações locais, que atuam em parceria. Seja o passeio com ou sem emoção, à escolha dos passageiros, o deslumbramento e a diversão estão garantidos. A primeira parada é na Lagoa do Parmamirim. Cercada de dunas altas, lembra um oásis. Ali se pratica o famoso “esquibunda”, esporte nativo em que se usa uma tábua de madeira para deslizar desde o topo da duna até a base, num mergulho nas águas da lagoa. Nativos ensinam o divertido esporte. O lugar também é ponto privilegiado para apreciar a paisagem, num harmonioso encontro entre praia, serra e sertão.

A parada seguinte é na Lagoa do Banana, ideal para banho e passeios de barco, caiaque, jet ski e banana boat. Casas de veraneio se destacam na paisagem. Bares e restaurantes fazem o receptivo dos visitantes.



Cumbuco também oferece passeios de jegue e a cavalo, sob a direção de nativos cadastrados pela Fundação de Desenvolvimento do Turismo e do Lazer (Fundetur), vinculada à Prefeitura. A ordem é diversão e lazer para todos com segurança e respeito ao meio ambiente. Para os mais acomodados, a dica é o passeio a pé e sem pressa pela areia para integrar-se à paisagem. Outra boa pedida é aproveitar as barracas de praia ao longo da orla, que oferecem o melhor da culinária praiana.



A maioria das barracas de praia fica na área da vila, que cresceu com a chegada de veranistas que ergueram casas luxuosas. Mas, o lugarejo mantém sua simplicidade. Jangadeiros e outros nativos adoram um bate-papo. Um pequeno mercado conta com pontos de venda de artesanato a preços convidativos.

bottom of page